Porque o rh é tão importante para as empresas?


Por: Julio Cesar Jacobina

Com a globalização, as empresas, sentem a necessidade de aumentar a sua produtividade com qualidade. Diante disto, desenvolver estratégia, valorizando o capital humano tornou-se indispensável.

Reconhecer a área de Recursos Humanos, no crescimento qualitativos dos indivíduos na organização, é assumir um posicionamento ativo nas decisões estratégicas das organizações.

As empresas precisam enxergar seus colaboradores como seres humanos. Hoje nos tempos modernos, é imprescindível elevar a moral, melhorar a comunicação, e o relacionamento interpessoal. Tornando-se um dos grandes desafios das empresas.

Mas para que isso aconteça, as empresas precisam dá autonomia ao RH. Precisa ser reconhecida e vista como o porta voz dos seus colaboradores nas discussões estratégicas das organizações.

As empresas que não valorizarem seus colaboradores, não incentivarem o seu crescimento, não der autonomia em suas atividades, cooperação nas decisões,facilidade na interação, possivelmente vão está fora do mercado de trabalho.

Se não estiverem completamente comprometidas, que não compartilharem idéias, que não participarem de reuniões, e que não se relacionam melhor com seus gestores, pagarão um alto custo .

É incrível! ainda existem empresários, que acham que os profissionais de RH, não influenciam no aumento de produtividade nas empresas. Estão equivocados. São esses profissionais que têm norteado as empresas, elevando ao êxito com qualidade e produtividade. São esses profissionais, que capacitam seus colaboradores, que se preocupam com a saúde, e a satisfação dos seus colaboradores, são eles que elevam a auto-estima, contribuindo com o aumento da sua produtividade, tornando-se um ambiente mais saudável e produtivo.

E mesmo assim, quando a gente pergunta: a sua empresa trabalha com RH? Alguns dão risadas,ignorando os profissionais da área. A verdade é que eles estão dando risada dos seus próprios funcionários. Indiretamente eles estão deixando de valorizar o capital humano, que é o bem mais valioso das empresas, impedindo o seu crescimento. Muitos são operacionais e não conseguem enxergar nos seus colaboradores seus talentos e suas potencialidades.

Devido a tudo isso, os conflitos, a desmotivação,o desinteresse dos seus empregados pelo desenvolvimento de suas atividades ,tornou-se uma rotina.

Encontramos profissionais desmotivados, desenvolvendo trabalhos que não se identificam,comprometendo a excelência dos serviços. Será que a culpa é só dos seus colaboradores?

Empresário! se você que chegar ao topo valorize seus colaboradores, enxergue seus talentos e a suas potencialidades. Incentive o seu crescimento profissional e pessoal.

A área de recursos humanos não está , só para contratar e demitir os seus colaboradores. Está para alavancar o crescimento das organizações.

Já visitei várias empresas que consideram o departamento de RH o patinho feio. Não dão a devida importância. Talvez não reconheçam o seu potencial, nem a sua importância. Elas se preocupam com a área financeira, com a área de produção . Estão basicamente focada com seus lucros, esquecendo do capital humano, que são seus empregados.

Muitos empregados por falta de preparo e conhecimento da sua empresa , apresentam ineficiências nos processos de produção, não gerando valor de serviços nos produtos e serviços.

Empresário! na hora de admitir seus colaboradores, contrate pessoas competentes, qualificadas, com aptidões e dons para desempenharem suas funções. Identifique as competências, se tem a pessoa certa, para o lugar certo, no momento certo.

Mas para que isso aconteça, contrate um profissional de Recursos Humanos e tenha sucesso na sua caminhada.

0 comentários: